Friday, February 16

The Last samurai

Mais do que um filme feito pela sua história, O Último Samurai é um filme feito com o poder das suas personagens! Elas são diversas, surpreendentes, apaixonantes e cativantes, mas de todas destacam-se três:


Nathan Algren, Algren-san- É talvez, dos filmes que me lembro, uma das personagens mais complexas que já tive a oportunidade de "conhecer"! Ao longo dos 154 minutos de duração é uma personagem que demonstra uma transformação, evolução e adaptação bastante visíveis e que não deixam ninguém indiferente. Assim, na sua evolução é um homem Arrogante; Magoado; Triste; Cinzento; Marcado pela vida; Revoltado; Inimigo; Observador; Persistente; Amigo; Humano; Trabalhador; Alegre; Apaixonado; Protector/ Defensor; Leal; entre tantas outras características que não passam despercebidas ao mais atento dos espectadores, é um homem cujo primeiro sorriso surge sensívelmente a meio do filme e que entra em contacto com o seu "eu" na aldeia de Katsumoto! A interpretação desta personagem algo heróica esteve claro a cargo de Tom Cruise, que apesar das suas capacidades enquanto actor se esmerou conseguindo mesmo transmitir não só a ideia perfeita do homem retratado assim como toda uma combustão de sentimentos que o vão tornando cada vez mais humano e real.
Katsumoto - De todas as personagens é sem dúvida a minha personagem preferida! É simples, atento, calmo, humilde, autêntico, divertido, solitário, astuto, persegue e protege os seus ideais, personaliza o seu caminho no seguimento de uma tradição, protector da sua familia, lutador, carismático, espiritualista, introspectivo, confiante, imponente, líder, é alguém que traz consigo um brilho especial e único que se faz notar de forma diferente de todas as outras personagens. Interpretada de forma brilhante por Ken Watanabe, que lhe concede uma força e uma expressão tornando-o vivo, presente e tocante, é uma personagem que não imagino ser vivida por outro actor que não ele mesmo.

Taka- Interpretada por Koyuki, Taka é praticamente a única mulher em toda a história e por isso mesmo é a representante do que do feminino, é o elemento de estabilidade e união, é o simbolo de força psicológica e de apoio aos homens. É uma personagem com garra, introvertida, solitária, dedicada, submissa, de presença quase imperceptível, e que reclama para si de modo silencioso a atenção da personagem principal, Nathan Algren.


O Último Samurai é um Filme repleto do verdadeiro sentido da palavra perfeição! Quer seja pelas paisagens, pelo ambiente, pelos sentimentos vividos e demonstrados, pelas personagens ou até mesmo pelas demais frases deixadas algures nos muitos minutos de um filme Surpreendente.

"A vida a cada aspiração"

(P.S. Ah não me posso esquecer que é também de salientar o aspecto físico, dam hot, do tom cruise neste filme... aquela barba, aquele olhar e aquele ar de quem precisa muito de miminhos... gosto, gosto! :D)

FaRu

No comments:


IamsCruelty