Monday, March 12

Channel nº5

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Mais do que um perfume, um símbolo de perfeição.
Este anúncio é tal como o perfume um produto de luxo, elegância e sobretudo sedução. Protagonizado por uma grande dupla, Nicole Kidman e Rodrigo Santoro, mostra-nos uma visão diferente, algo escura e apagada, daquela que é a cidade da luz, do amor e de todos os sonhos. Mostra-nos, para todos aqueles que estão atentos e que conhecem mais ou menos o seu percurso de vida e de carreira, uma personagem principal em muito semelhante à criadora deste famoso perfume, Coco Channel. De seu verdadeiro nome, Gabrielle Channel, nasceu no seio de uma familia pobre, tendo passado grande parte da sua infância e até adolescência num orfanato, o qual viria a servir mais tarde de inspiração na criação do seu próprio estilo.
Entre as demais semelhanças que encontramos entre a personagem encarada por Kidman e a famosa criadora estão: o vestido preto, uma das suas maiores e mais conhecidas invenções; o uso de acessórios e mais propriamente de jóias falsas, que poderá ser visto no anúncio através do pendente com o muito conhecido logótipo da marca, os dois C's entrelaçados; a fuga e o desaparecimento da personagem perante os contínuos flashes provenientes das máquinas da imensidão de fotógrafos e a sua felicidade longe destes, sendo que o mesmo se passava com Coco Channel que não gostava de falar sobre a sua vida privada e muito raramente dava entrevistas, tendo mesmo a sua primeira biografia sido editada após a sua morte; o caso de amor presente no anúncio que depressa acaba deixando um certo sentimento de nostalgia, saudade e tristeza no ar. Mais uma vez, também Channel sofreu por amor, diz-se mesmo que foi não só um grande amor como o único na sua vida, no entanto este "caso" foi encarado como algo impossível, quem sabe se não pelo medo de enfrentar as consequências que viriam dessa relação, tendo mesmo dito adeus sem nunca ter chegado a casar.
No que concerne ao anúncio em si e à sua parte gráfica, é-nos apresentado um conceito pouco usual, sendo que é um spot televisivo de longa duração, com muitos requintes cinematográficos, em parte devido ao facto da sua realização ter estado a cargo de Baz Luhrmann, realizador do filme Moulin Rouge. Assim apresenta-nos uma quantidade infindável de pormenores que actuam em concordância com a história, nunca esquecendo o elemento central e comum, a marca Channel:
- O cabelo solto e a cor rosa claro do vestido utilizado pela actriz no inicio, cor que para além da sua feminilidade representa a infantilidade e fragilidade da personagem;
- o efeito concedido pelo tecido do vestido que que Kidman está a usar quando foge dos paparazzi e que parece quase um rasto de fumo;
- A utilização de linhas de força através do fogo de artificio que aponta para o local central em que os actores se encontram;
- O paradoxo constante da cidade da luz, sem luz;
- A presença constante do logótipo da channel, que se encontra sempre em posição central, iluminada e destacada;
- Destaque para o relevo do famoso moinho do Moulin Rouge;
- O vestido preto, utilizado quando regressa ao evento do qual havia fugido, e o penteado mais austero, e adulto que nos dá a conhecer uma personagem fortalecida pelos recentes acontecimentos;


"Her kiss, her smile, her perfume"


Um perfume várias identidades:






















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