Saturday, April 28

Equador



Autor: Miguel Sousa Tavares

Editora: Oficina do Livro

Classificação: Romance

Ano de edição: 2003

Páginas: 527

Resumo:


Um homem culto, habituado à vida da sociedade, apreciador da beleza feminina, (a)traído por amores proíbidos aceita uma missão de três anos em Àfrica, com o objectivo de verificar a existência de escravatura e colocar-lhe um fim. No entanto, São Tomé revela-se desde o inicio mais do que aquilo que Luis Bernardo, personagem principal, sabia ser e até mesmo do que aquilo que lhe tinham já descrito. Ali se depara com uma vida totalmente diferente daquela a que sempre esteve habituado. Ali encontrou mais solidão, mais trabalho, mais desejo, mais desespero, mais intrigas, mais paixão. No final África trouxe consigo uma tarefa com um nível de dificuldade aumentado, uma história de amor que acaba da forma como começa. Marcas que construiram o final, marcas que fizeram da personagem principal um Luis Bernardo em muito diferente daquele que havia ingressado anos antes naquela missão... uma simples brisa "agora" acalentada por uma lembrança.




Opinião:


- Inicio passivo.

- Excelente descrições.

- Acontecimentos finais surpreendentes (ainda que não sejam de nos fazer ficar completamente rendidos).

- Algumas parecenças com a escrita de Eça de Queirós, e mesmo no que concerne a algumas partes do argumento relembra em muito Os Maias.

- Boa interligação entre as questões politicas e a vida pessoal e amorosa da personagem principal.
- Obra bastante rica em detalhes reais. Forte trabalho de pesquisa consolidado para a sua edição.


- Final metáforico da personagem principal(assim como toda a sua vida...) que poderá ser equiparado ao final da monarquia.




"Equador: Linha que divide a terra em hemisfério norte e sul. Linha simbólica de demarcação, de fronteira entre dois mundos. Possível contracção da expressão «é com a dor» («é-cum-a-dor», em português antigo)."




FaRu


No comments:


IamsCruelty