Wednesday, March 26

As cores

As cores desempenham um papel importante no nosso quotidiano. Em cada momento há uma cor que sobressai, em cada lembrança existe uma cor que lhe fica associada... a cor do quarto quando acordamos de manhã, a cor do sol no verão, das nuvens no inverno, da camisola que alguem trazia vestida, de uma qualquer parede, de uma alegre fotografia, de um anúncio, a cor de uma empresa que se torna na sua imagem. Há cores com cheiro, cores que são leves ou pesadas, alegres ou monótonas, calmas ou agitadas e por que cada cor tem uma vida e um significado que está escondido aqui ficam algumas definições que encontrei:


Vermelho: simboliza a vida, energia, paixão, sangue, poder, perigo e proibição.

Amarelo: cor da luz e do calor, prosperidade e riqueza (ouro, tesouros), alegria (uma cor muito apreciada pelas crianças), também considerada a cor da doença (bílis, doenças do coração) e da mentira.

Verde: cor do destino, do dinheiro, do acaso e da esperança (esmeralda, o dólar - nota verde, panos de jogos de cartas e de casinos); cor da natureza, ecologia, higiene, saúde, frescura; cor da juventude, permissão, liberdade ("dar luz verde").

Branco: cor da pureza, virgindade, inocência; cor da higiene, limpeza, do frio; simplicidade, discrição, paz (bandeira branca), cor da sabedoria e da velhice (cabelos brancos); ausência de cor (fantasmas, grau zero da cor); cor do divino (anjos, paraíso).

Azul: cor preferida de mais de metade da população ocidental; cor do infinito, do sonho, do longínquo (céu, horizonte); cor da fidelidade, do frio, da água; cor real e aristocrática; cor do conhecimento e da paz (ONU, UNESCO).

Preto: cor da morte, do medo; negatividade, tristeza, solidão, melancolia (pensamentos negros, sombrios); cor da austeridade, renúncia; elegância, modernidade (vestido preto, gravata preta), cor da autoridade (árbitros de desporto, juízes)

Cor-de-laranja: esta cor combina a energia do vermelho e alegria do amarelo; está associada a criatividade, vitalidade, determinação, atracção, sucesso; por ser uma cor cítrica está associada a comida saudável e estimula o apetite.

Cor-de-rosa: simboliza poder, luxo e ambição; combina riqueza com extravagância; está associado a dignidade, independência, mistério e magia.

Cinzento: cor neutra, passiva.

2 comments:

Anonymous said...

"Creatividade"? lolol ja andas com tiques ingleses? :P *****************

Anonymous said...

"Creatividade"? lolol ja andas com tiques ingleses? :P *****************


IamsCruelty